Serviço de Utilidade à Blogosfera.
(husauhashuas... Quem vê pensa... kkk)

Lembrando que eu não entendo praticamente nada de Template, HTML, CSS, XMLHTX, &#$£#¹&*%...

A única coisa que fiz foi, atendendo a alguns pedidos, 3 na verdade, tentar traduzir o único post que encontrei contendo este tutorial que até então não havia visto em nenhum outro site ou blog em português.

E este é só o primeiro e o único tutorial que coloco por aqui.


huashuas
Vamos lá.

Este é um método de instalação alternativo...
Sendo assim muito muito simples... Ideal para cabeçudos como eu, voc..
Porém, é lógico que os seus posts precisam ter marcadores que os classifiquem.


1º Passo:
Na aba Layout, vá em Editar HTML, NÃO clique em Expandir Widgets (entendeu cabeção?! Não clique em expandir widgets se não vai dar tudo errado!), visualize o seu código CSS.


2º Passo:
Aperte Ctrl+F e localiza este trecho:
<b:section class='sidebar' id='sidebar' preferred='yes'>

3º Passo:
Abaixo dessa linha cole a seguinte sessão:
<b:widget id='Label99' locked='false' title='Labels' type='Label'>
<b:includable id='main'>
<b:if cond='data:title'>
<h2><data:title/></h2>
</b:if>
<div class='widget-content'>

&lt;object type="application/x-shockwave-flash" data="http://halotemplates.s3.amazonaws.com/wp-cumulus-example/tagcloud.swf" width="250" height="200" allowscriptaccess="always" &gt;
&lt;param name="movie" value="http://halotemplates.s3.amazonaws.com/wp-cumulus-example/tagcloud.swf" /&gt;

&lt;param name="bgcolor" value="#ffffff" /&gt;
&lt;param name="flashvars" value="tcolor=0x000000&amp;mode=tags&amp;distr=true&amp;tspeed=100&amp;tagcloud=&lt;tags&gt;
<b:loop values='data:labels' var='label'>
<a expr:dir='data:blog.languageDirection' expr:href='data:label.url' style='12'><data:label.name/></a>
</b:loop>
&lt;/tags&gt;" /&gt;
&lt;p&gt;Blogumulus by &lt;a href='http://www.roytanck.com/'&gt;Roy Tanck&lt;/a&gt; and &lt;a href='http://www.bloggerbuster.com'&gt;Amanda Fazani&lt;/a&gt;&lt;/p&gt;
&lt;/object&gt;


</div>

<b:include name='quickedit'/>
</b:includable>
</b:widget>
Os créditos e demais referências continuam sendo do Blogger Buster, Amanda Fazani e Cia.

4º Passo:
Visualize tudo o que você fez, e, se estiver tudo certo e com as Tags tudo bunitinho salve o negócio.


5º Passo:
Ps.: Opcional
Agora sim você deve expandir os widgets.
Aqui pode-se alterar a aparência da sua Nuvem de Tags.


Modificando o tamanho da "caixa" da nuvem.
Encontre o trecho:
&lt;object type="application/x-shockwave-flash" data="http://halotemplates.s3.amazonaws.com/wp-cumulus-example/tagcloud.swf" width="250" height="200" allowscriptaccess="always" &gt;
Sendo
width e height largura e altura respectivamente.
Alterando somente o que está em vermelho e azul.


Para modificar a cor do fundo encontre:
&lt;param name="bgcolor" value="#ffffff" /&gt;
Modifique somente o que está em vermelho (encontre novas cores aqui).


Para alterar a cor das letras procure pelo trecho:
&lt;param name="flashvars" value="tcolor=0x000000&amp;mode=tags&amp;distr=true&amp;tspeed=100&amp;tagcloud=&lt;tags&gt;
Novamente modifique o trecho em vermelho.


Para mudar o tamanho da fonte da parada é bem simples também.
Encontrando o trecho do código abaixo em vermelho, substitua-o pelo tamanho desejado.
<a expr:dir='data:blog.languageDirection' expr:href='data:label.url' style='12'>
É importante que se coloque o número da fonte escolhida entre as aspas simples, altere somente o número.

Após a instalação da nuvem de Tags, você ainda poderá modificar a posição da mesma através da aba Layout em Elementos da Página.



AVISO IMPORTANTE:
Eu (Ueslei, vulgo U), não me responsabilizo por qualquer merda coisa de errado que aconteça no seu blog, eu testei, e, no meu ficou perfeito.
Para que tal coisa não aconteça, só salve as alterações após ter certeza de que tudo o que você modificou ficou bom e do seu gosto.
Lembrando que enquanto isso não for feito qualquer processo é absolutamente reversível, bastando clicar em LIMPAR EDIÇÕES, logo abaixo do seu código.


Fonte e mais informações entrar em contato com o Blogger Buster responsável pela coisa.


Ps2.: Caros amigos!

Peço a gentileza aos que utilizarem ou não o tutorial acima, que deixem ao menos um comentário somente para que possamos saber quantos conseguiram ou não aproveitar a "dica", e se devemos alterar alguma coisa para que o mesmo fique mais claro. Obrigado!

32 comentários:

רפאל Madeira disse...

Salvou a pátria moço. eu to procurando a minha nuvem de tags há uns 3 dias to perdendo o sono por causa desse trem, eu tinha no outro blog mas quando troquei de layout esqueci de salvar minhas bugingangas! rs

Eduardo E. S. Prado disse...

Valeu, Ueslei!

Cara! Faz tempo que eu tô procurando um jeito fácil de inserir isso aí. Já encontrei outras dicas mas o resultado não ficou bacana, talvez eu é que não tenho feito direito, mas vc deixou tudo muito bem explicadinho, não tem como errar. Ficou dá hora!

Soares Salve disse...

como eu acho o meu ccs

Duh!!! disse...

Serve para Wordpress?

GAV - Grupo Água Viva disse...

kra essa dica foi boa curti muuuito

vlws msm

Gi Lima disse...

Cara,

Tudo certo, td bonitinho, porem ela ñ vai pro link dos marcadores que deveria ir, sabe onde posso arrumar isso no código, pois naõ esta fazendo o link de forma alguma.
abs. Gil Lima
se quiser visitar o blog pra ver é:http://veneraveis-criaturas.blogspot.com/

2Pintas disse...

olá adorei a dica e um muito obrigada!
fiz tudo como disseste! só não percebi a função do CtrL + F ... está muito giro com as tags até mudei a cor das letras e do fundo! só há um pequeno problema não linka ao site quando se clica na tag que se quer! deve ter falhado qualquer coisa! se puderes ajudar agradeço!

2Pintas disse...

obrigada na mesma já solucionei!

Clarissa Guerra disse...

Cara, há tempos procurava isso!
rsrsrrsrss

Finalmente!!

Seguirei seu blog.


Beijos.

Eve disse...

Muito bom, hein... Já instalei lá no meu Blog. ^^
Valeu.

Beijos!

2008 disse...

valeu apanhei mas consegui deposi de muita insistência
http://afuzelvip.blogspot.com

João Paulo Mendes disse...

Valew Ueslei,

Quem quiser ainda pode ir em title e mudar o título de labels para outro qualquer.

Abraço.

Arierom Salik disse...

Meu!!!

Como vale a pena ver de novo:
Felomenal! Tá GG a dica!

[]´s nos 6!!!

Arierom Salik disse...

Pena que no IE ele aparece, mas não serve como link para os posts, e algumas tags no Firefox não levam ao post marcado... Mas ainda tá valendo!

[]'s A.S.

Hélen Ariane disse...

caaaaaaaaaaaara... tentei pra mais de metro isso!
e deu tudo certo PELA PRIMEIRA VEZ!

amei ♥
ajiuhiuahuia
valeu boy

Arierom Salik disse...

Um coisa que notei...
Tag's com acentos ou símbolos: nº 1ª e etc a nuvem (marcador) não direciona... (Fire Fox) No Ie 7 ou 8... Mistério :/

[]'s A.S.

Fernanda Poletto disse...

valeu!
ajudou um monte!
obrigada

Rafhaelbass disse...

Muito bom, estava atras dessa joça e só achei aqui.... Parabéns, muito bem explicado tb!!

Abraços!

Samai disse...

Eu tentei mudar a cor da fonte e não fuincionou, fiz exatamente como vc disse, vc cheou testar esta modificação? Pode me dar um heeeelp...

Província de José disse...

por favor me ajude a colocar nuvem no meu blog meu email e jefersonjovem@hotmail.com e meu blog e:http://provinciadejose.blogspot.com/
ai vc faz um favorzão de dá uma olhada e me ajudar por favor

Cultebol disse...

Obrigado. Achei ótimo. Simples demais. Só uma coisa que não consegui alterar: a cor da letra. Só fica preta.
Se não conseguir mudar, tudo bem, porque ficou bacana assim. Mas se você souber o que pode estar acontecendo, avise.
abs.
Rodrigo (cultebol.com)

Pri Rosa disse...

OI eu não consegui fazer ..me dê um help

Gilson Pôrto Jr. disse...

Prezado, foi tranquilo e ficou legal na primeira tentativa... Obrigado.

1 Lênin 1 Blog! disse...

mando bem cara! mas sei como faze de outro jeito também!
abraço!

Henderson disse...

Muito bom mesmo, fica bem legal os marcadores.
Parabéns

Ana Célia Cruz disse...

Olá U! Deu meio certo (tudo bem porque eu sou uma protozoária...), tava indo bem, as tegs apareceram, aí eu salvei e disse que eu tinha que fazer um bkp de um arquivo, aí já não consegui não, então sai do blog, depois voltei de novo e tentei modificar a cor de fundo, aí não encontrou o que vc havia indicado. De qualquer forma, ficou bacana, depois tento de novo, acho que dá pra apagar e colar de novo... será??? Valeu! O blog é www.anaceliacruz.blogspot.com. Até.

Ana Célia Cruz disse...

Outro probleminha... clicando nas tegs não vai para os itens selecionados, fica só lá, girando e girando... é assim mesmo? Não teria que ir para os meus marcadores? Como fazia antes com os marcadores do blog? Se puder me ajudar... email: anaceliacruz@gmail.com
Valeu!

Talita Prates disse...

AHhhhhhhhhhhh, ADOREI as dicas!
Deu tudo certo!
Achei tudo fácil, e eu sou super "cabeçuda" pra lidar com códigos html.
Valeu mesmo!

:)

Pay Attention disse...

Oi, foi fácil de fazer, problema é que não funcionou...hauhauhauhauha.
Fiz os passos certinho (juro!), colei na linha certa, mas no meu blog aparece: labels, um quadrado em branco e nenhum tag. Qdo passo o mouse no quadrado aparece: "clique para usar e ativar esse controle" e qdo clico não aparece nada.
Seria pedir muito se puderes dar uma olhada: http://attentionpay.blogspot.com/
Obrigada. Beijos.

phelipekelvin disse...

lol dahorinha o tuto, procurei igual retardado na net e num axava, agora axei :D valeu maan!

Cintia Naiara disse...

Bom dia eu nao consigo acha , ja tentei de varias maneiras e nao deu certo, tem uma maneira mais facil para eu encontrar esse link????????

serenissima.love@gmail.com

Legends Of Rock disse...

legal

Postar um comentário